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Perda de energia na minha transferência pneumática: como evitá-la?

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| 4 minutas de leitura | Por Paul Sidaoui
Transferência pneumática por perda de energia Palamatic

A transferência de pós (matérias primas secas) por esteira pneumática é uma tecnologia amplamente utilizada em plantas que manuseiam ingredientes secos.

O transporte pneumático de baixa ou alta pressão oferece muitas vantagens devido ao baixo número de peças mecânicas em contato com seus pós. Na verdade, é o ar (pressão) que empurra o pó para dentro da tubulação. Uma perda da taxa de transferência pode, portanto, ocorrer se um fator importante mudar!

 

1. Tubulação de transferência pneumática

1- Geometria / Esquemas de tubulação

Durante a fase de projeto, os engenheiros utilizam gráficos e software de cálculo para definir as perdas de pressão causadas pela geometria da tubulação. Cotovelos, interruptores e seções verticais de tubulações levam a uma perda de pressão, que é caracterizada por uma "perda de pressão". Quanto mais longo for o circuito com elevação e curvas, maior será a pressão necessária para o transporte pneumático. Esta queda de pressão "sem carga" é então adicionada à queda de pressão produzida quando o produto é introduzido.

Na produção (operação), quando se modifica o circuito de transferência pneumática (modificação da tubulação), a queda de pressão deve ser recalculada para garantir que o soprador ainda possa fornecer pressão de transferência suficiente. Este é geralmente o caso quando é necessário um ponto de alimentação adicional, como um silo ou uma segunda linha de mistura.

Como exemplo, uma curva de tubo adicional equivale a 5m de tubulação horizontal e um metro de tubulação vertical equivale a 3m de tubulação horizontal.

 

2-  A conformidade / aperto das minhas tubulações

Um grampo/vedante defeituoso inevitavelmente levará a uma perda de energia em seu transporte pneumático. Se você usar um pó abrasivo, há um risco real de furar os cotovelos ou danificar suas vedações, e este dano é proporcional à velocidade de transferência de seu pó (fase densa VS fase diluída)! Sua tubulação de transferência deve ser perfeitamente selada.

Quando o transportador pneumático utiliza a tecnologia de transferência por impulso (transferência de fase densa), é fácil detectar a emissão de poeira resultante. Pelo contrário, quando se usa transferência pneumática a vácuo (transferência por sucção) não se gera pó, mas a perda de fluxo é inevitável. Os controladores Palamatic têm ciclos de controle incorporados para garantir que a tubulação seja à prova de vazamentos.

É importante planejar a manutenção preventiva em suas pinças de cotovelo que estão sujeitas a golpes de aríete, assim como todos os elementos mecânicos sensíveis como o interruptor, filtros e trava.

 

2. Booster ou bomba de vácuo

A força motriz por trás do sistema de transporte de ar, a bomba de vácuo e o booster são seu motor de transporte. É o booster e a bomba de vácuo que fornecem a pressão necessária para empurrar seu pó nas distâncias desejadas. A manutenção regular de seus componentes pneumáticos é necessária para assegurar as condições operacionais das turbinas.

Pontos valiosos de manutenção são os filtros internos em sopradores e bombas de vácuo, filtros externos onde eles existem, lubrificação...

Nas bombas de vácuo (transferência a vácuo) utilizando tecnologia de palhetas, o estado das palhetas deve ser verificado como paradas sucessivas e as partidas podem quebrá-las. Palamatic recomenda o uso de bombas de vácuo sem palhetas e, portanto, uma confiabilidade muito maior.

Além disso, quando se usa o manuseio a vácuo, a bomba de vácuo está localizada no final da linha de transferência. Sua bomba de vácuo é, portanto, exposta à confiabilidade de seu separador ciclone. A qualidade dos filtros ciclone é crucial se você não quiser encontrar seus pós na bomba de vácuo! A inspeção regular dos filtros ciclone é obrigatória!

Transfert pneumatique éviter perte puissance Palamatic

3. A válvula rotativa, o ponto de partida para a transferência pneumática

Em transferências pneumáticas de fase diluída, a introdução do pó sendo manipulado é feita por uma válvula rotativa de fluxo lateral ou por uma válvula rotativa de fluxo total. A válvula rotativa atua como um SAS ao conter a pressão ou o vácuo na tubulação de transferência. A manutenção da pressão pela fechadura é feita pelo encaixe entre as lâminas rotativas e o corpo da fechadura. É importante verificar a folga operacional entre estas lâminas e o corpo. Para o manuseio de pós abrasivos, é fortemente recomendado o uso de travas reforçadas ou o uso de lâminas ajustáveis.

Como regra geral, uma trava que funcione corretamente deve gerar menos de 10% de vazamento de ar de transferência. Verifique suas linhas de ventilação nas comportas e certifique-se de que o fluxo de ar gerado não seja excessivo.

Paul especialista em pó Palamatic

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Paul, especialista em pó

+33 2 99 86 06 22

4. Separador ciclone, ciclofiltro... o ponto quente!

Seu sistema de transporte pneumático de fase densa, fase diluída, pressão ou vácuo deve incluir um filtro de fim de linha para separar seus pós do ar de transferência!

A condição de seu filtro é essencial para garantir uma boa transferência. A limpeza automática regular dos filtros com a pressão recomendada é essencial. As transferências pneumáticas palamaticas integram sensores de pressão (delta P) nos ciclofiltros que garantem um controle permanente da pressão (queda de pressão) gerada pelo filtro de separação pó/ar. Os limiares de pressão predefinidos informam ao sistema de automação a necessidade de limpar e/ou trocar os filtros. De fato, apesar da limpeza regular do ciclofiltro, pode ocorrer entupimento dos filtros por vários motivos (umidade, produtos gordurosos, produtos pegajosos, velocidade de ascensão muito alta, etc.).
Por outro lado, o pó abrasivo pode fazer com que os filtros sejam perfurados e, assim, causar a formação imediata de pó em sua oficina de produção. Uma velocidade de ascensão muito alta (velocidade do ar no ciclone) pode levar a um atrito importante dos pós com as bolsas filtrantes e criar uma deterioração acelerada.

Palamatic Process recomenda a instalação de um sensor de pressão diretamente no ciclofiltro para assegurar uma conexão com sua automação para um controle permanente ou uma inspeção periódica se este sensor for local.

5. O pó transferido

Seu sistema de transporte pneumático está em perfeitas condições, mas a transferência não está acontecendo ou está acontecendo mal? Seu é a causa da queda na produção!

Grande variedade de pós, tamanho das partículas, densidade, teor de gordura, temperatura... Todos esses fatores afetam diretamente as capacidades do seu sistema de transferência.

As aplicações de transferência pneumática precisam ser ajustadas para que seus pós sejam manuseados. O entupimento de transferências, entupimento de tubulações ou entupimento de filtros é devido ao pó que está sendo transferido.

A válvula rotativa ou parafuso de transferência que mede o pó para introdução na tubulação deve ser controlada por um conversor de freqüência para ajustar a vazão. A taxa de carga (relação entre volume de produto e volume de ar) deve ser controlada por um sensor de pressão. Quanto mais pó ou pó de alta densidade você introduzir, maior será a pressão de transferência necessária. Assim, uma mudança de pó ou uma variação do fluxo nas comportas tem um impacto direto sobre a eficiência da transferência. Para a definição técnica de sua transferência pneumática, é importante levar em conta o pó mais restritivo a fim de definir a pressão máxima que a bomba de transferência deve fornecer.

O Departamento de Operações de Processos Palamatic conta com técnicos de manutenção com ampla experiência no campo de transferências pneumáticas para auxiliá-lo em suas auditorias de instalação. Não hesite em nos contatar para otimizar suas linhas de transferência pneumática.

Veja toda a gama de transferências pneumáticas, transporte pneumático, transportadores pneumáticos, movimentação pneumática PALAMATIC PROCESS.

 

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